Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Vila Rica

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.vilarica.mt.gov.br/

População / Population / Población: 21.403 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 7.460 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 1.260 km

Limites / Borders / Límites: Santa Cruz do Xingu, Confresa, Santa Terezinha e o Estado do Pará.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Vila-riquenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 13 de Maio

Prefeito / Mayor / Alcalde: Abmael Borges da Silveira 2021-2024

CEP / ZIP: 78645-000

Galeria de Fotos

  • Vila Rica
  • Vila Rica
  • Vila Rica
  • Vila Rica
  • Vila Rica
  • Vila Rica
HISTÓRICO

Vila Rica localiza-se ao nordeste do Mato Grosso e foi fundada em 1978 pelo Sr. Rubens Rezende Peres, que veio para a região com a colonizadora Vila Rica.

O Fundador, como proprietário de uma grande área, resolveu edificar no local, assentamento de pequenos colonos. Assim sendo, dividiu-se a terra colocou á venda juntamente com o INCRA e BANCO DO BRASIL, em sistema de colonização, e em decorrência de qualidade e fertilidade do solo, teve grande aceitação.

Os primeiro habitantes de Vila Rica vieram de Minas Gerais (daí o nome de Vila Rica) seguidos por colonos de Goiás, Paraná Santa Catarina, Rio Grande do Sul e em proporção menor de outros Estados.

A sede do Município possui um traço planejado que lhe dá o formato de um sino, e foi feita pelo paisagista suíço Dr. Roberto Khuno. É dividida em dois setores: Setor Sul e Norte, sendo margeada pela BR 158.
Sua emancipação política deu-se no dia 13 de maio de 1.986 – Lei 5001/86

Atualmente conta também com o Poder Judiciário - Comarca (Fórum), instalado em 1.998.

Procuradoria Geral – 16ª Zona Eleitoral -

Já foram organizados vários assentamentos do Projeto de Reforma Agrária aos parceleiros do INCRA com desapropriação das terras nos projetos: Santaninha, São José, Aracaty, Bom Jesus, Itaporã do Norte, Ipê e São Gabriel.

Histórico – A sorte histórica do Rio Araguaia sempre foi o fator determinante para os povoadores de Vila Rica. As praias e barrancos do Araguaia foram testemunhas de inúmeras incursões que foram realizadas à região em busca da célebre Minas dos Martírios, a partir do século XVIII.

O povo tapirapé que habitou imemoriavelmente a região foi remanejado para municípios vizinhos, para áreas indígenas especialmente reservadas.

Os tapirapé, desiludidos com a miscigenação cultural e racial, sem perspectivas de vida futura, iniciaram processo de auto-dizimação. O primeiro passo foi a eliminação de crianças recém-nascidas. No entanto, a pronta interferência de religiosas não permitiu que se concretizasse o desejo coletivo de auto-extinção. Ainda restam tapirapés.

No início de sua povoação, a localidade de Vila Rica recebeu forte fluxo migratório de Goiás, Minas Gerais e Estados do Nordeste.

Fator determinante foi o reflexo da colonização de Nova Xavantina, com o assentamento de colonos da Fundação Brasil Central. O efeito colonizador não foi o esperado. A grande maioria das famílias espalharam-se por terras do leste e nordeste mato-grossense, dentre as quais Vila Rica.

A Lei n.º 4.381, de 12 de novembro de 1.981, criou o distrito de Vila Rica, com território jurisdicionado ao município de Santa Terezinha.

A Lei Estadual n.º 5.001, de 13 de maio de 1.986, de autoria da bancada do PDS e PMDB, criou município:

"Artigo n.º 1 – Fica criado o município de Vila Rica, com território desmembrado do município de Santa Terezinha.
Artigo n.º 2 – O município ora criado, é composto somente de um distrito, o de Sede.
Parágrafo Único – O município ora criado somente será instalado com a eleição e posse de prefeito, vice-prefeito e vereadores, de conformidade com a Legislação Federal."

A instalação oficial deu-se no dia 1º de janeiro de 1987. Nesta ocasião tomou posse o primeiro prefeito municipal, Sr. João Rosa do Carmo, vice prefeito e vereadores, eleitos no dia 15 de novembro do ano anterior.

A construção da BR-158, facilitou sobremaneira o acesso ao lugar, favorecendo o estabelecimento de inúmeras empresas agropecuárias na região.  


Fonte:
Prefeitura de Vila Rica