Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 16 de Setembro de 2.019

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Clique

Prev Next

Cidades / Itanhangá

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.itanhanga.mt.gov.br/

População / Population / Población: 5.260 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 2.890,62 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 447 km

Limites / Borders / Límites: Tapurah, Ipiranga do Norte, Porto dos Gaúchos e Nova Maringá

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Itanhangaenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 29 de Março

Prefeito / Mayor / Alcalde: Edu Landi Pascoski

CEP / ZIP: 78579-000

Galeria de Fotos

  • Itanhangá
  • Itanhangá
  • Itanhangá
  • Itanhangá
  • Itanhangá
  • Itanhangá
HISTÓRICO

O município foi criado através da Lei Estadual nº 7.266, de 29 de março de 2000, de autoria do deputado José Riva, com desmembramento do município de Tapurah. Itanhangá não teve eleição municipal em 03 de outubro para escolha de prefeito do município como no municípios de Ipiranga do Norte e Boa Esperança do Norte.

É antiga a reivindicação da comunidade em tornar-se município emancipado. Porém nos últimos anos este ideal tornou-se mais forte.
Em 19 de junho de 1999, reuniram-se no salão comunitário localizado no centro da Agrovila União da Vitória, os principais líderes da localidade com o objetivo de formar uma comissão provisória Pró-Emancipação do Projeto de Assentamento Itanhangá.

Pronunciaram-se líderes das comunidades de Monte Alto, Simione, Cruzeiro e AnaTerra. A diretoria da Comissão contou com os seguintes nomes: Reinaldo Tirloni, Eliseu Oliveira, Josino Macedo da Luz, Osório Teixeira dos Passos, Onorino Tendelio, Leonir Casoril, Silvestre Kaminski, Erasmo Zufo e tantos outros.

O ofício nº 057/00, assinado pelo Desembargador Orlando de Almeida Perri, presidente do TRE/MT, ao deputado José Riva, presidente da Assembléia Legislativa, comunicou a homologação do resultado da consulta plebiscitária realizada em Itanhangá no dia 19 de março de 2000, com resultado favorável.

A denominação Itanhangá, foi avaliado pela comunidade e acatado por aclamação na terceira reunião para escolha da comissão Pró-Emancipação.

Em documento encaminhado à Assembléia Legislativa de Mato Grosso, a comunidade empresarial de Itanhangá mostrou sua força com uma relação de empresas que investem e acreditam no lugar, dentre as quais a Madeireira São José Tirloni e Cia. Madeireira Agrovila, Cooperativa Desenvolvimento Agro Industrial de Tapurah, Valdir Hennig, Madereira Sandeski, Ind. Com. Madeiras CZV Ltda, Associação dos Produtores Rurais de Itanhangá, Adão de Melo, M.L. Vinancio Madeiras, Silvia A. Mad. Agropecuária, e tantas outras empresas.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 17/04/2008

Fonte:
www.seplan.mt.gov.br