Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Ipiranga do Norte

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.ipirangadonorte.mt.gov.br/

População / Population / Población: 5.123habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 4.185,12 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 455 km

Limites / Borders / Límites: Tapurah, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Ipiranguenses-do-norte ou Ipiranguenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 29 de Março

Prefeito / Mayor / Alcalde: Orlei José Grasseli (Graxa) 2021-2024

CEP / ZIP: 78578-000

HISTÓRICO

O município de Ipiranga do norte é de colonização recente, teve seu inicio a partir do projeto de assentamento eldorado i, feito pelo instituto nacional de colonização e reforma agrária (incra) e que ficou conhecido nacionalmente como projeto Ipiranga. Criado através da resolução n°075 de 12 de agosto de 1993 teve sua ocupação iniciada em meados de 1992, onde um grupo de famílias oriundas do rio grande do sul e que se encontravam acampadas no município de nobres - mt desde 1989 foram assentadas, pondo fim a um “conflito” que perdurava por mais de três anos.

O projeto foi desenvolvido em duas etapas demarcatórias, sendo a primeira inicialmente com 148 parcelas (lotes) de terra e a segunda de 201, com área média de 90 há, beneficiando um contingente de 349 famílias de trabalhadores rurais, as quais organizadas, na sua maioria, por grupos de origem: grupo gaúcho; grupo pedra preta; grupo tapurah; grupo sorriso; grupo Lucas do Rio Verde. No período de 1996 a 2000, foram criados pelo incra, 6 (seis) outros assentamentos de famílias de trabalhadores rurais que estão interligados ao projeto de assentamento eldorado i, com área média de 70 há por unidade, beneficiando um contingente de 256 famílias, as quais organizadas na sua maioria em associações. São os p.a. furnas III; P.A. santa Irene; P.A. Mogiana I; P.A. Mogiana II; P.A. cristal mel; e P.A. Bogorne.

Em 21 de março de 2000, o presidente do TER/MT, desembargador Orlando de Almeida Perri expediu o oficio de n° 58/00 comunicando a homologação do resultado favorável da consulta plebiscitária para a criação do município.

Através da lei nº 7.265 de 29 de março de 2000, fica oficializada a emancipação política administrativa de Ipiranga do norte, desmembrando-se do município de tapurah e em 30 de janeiro de 2002 pela lei 7.640 ocorre à redefinição dos limites e da área do município. Entretanto, a implantação doa primeira gestão administrativa ocorreu em 1º de janeiro de 2005. Do ano de 2000 a 2005, a comunidade de Ipiranga do norte ficou com a responsabilidade de auto-gestão sem poder de gerir seus recursos financeiros.

Ipiranga do norte caracteriza-se por uma população jovem formada por famílias que vieram de vários lugares deste país em busca de oportunidades oferecidas pela exploração da atividade agrícola e de outras atividades que dela dependem. Logo, define-se o perfil de Ipiranga do norte. Um município novo que necessita de “cuidados especiais”, pois tem uma demanda de necessidades básicas para atender a população.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data da Publicação: 18/01/2008.

Fonte:
www.ipirangadonorte.mt.gov.br