Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Nova Santa Helena

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.novasantahelena.mt.gov.br/

População / Population / Población: 3.475 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 2.203,4 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 622 km

Limites / Borders / Límites: Colíder, Itaúba, Cláudia, União do Sul, Marcelândia, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Helenenses ou Novo-santa-heleneses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 18 de Agosto

Prefeito / Mayor / Alcalde: Paulinho Bortolini 2021-2024

CEP / ZIP: 78548-000

HISTÓRICO

A denominação original da localidade foi Santa Helena, posteriormente alterada para Nova Santa Helena, para diferencia do municipio já existente no Estado do Paraná.
O município foi criado através da Lei Estadual nº 6.982, de 28 de janeiro de 1998, de autoria dos deputados Jorge Abreu e José Riva, tendo Nova Santa Helena seu território desmembrado dos municípios de Itaúba e Cláudia.

Em junho de 1976 a Comissão Pró-Emancipação de Santa Helena enviou uma correspondência ao deputado Jorge Abreu, cujo teor era "...a esse Poder Legislativo Estadual, a competente representação para formação do processo de criação do município de Santa Helena, na forma do artigo 13 e seguintes da Lei Complementar nº 23 de 1º de novembro de 1992".

O documento veio assinado por João Alberto Zanetti e Dorival Lorca. Na relação de nomes da comunidade que apoiavam a consulta plebiscitária constam as seguintes assinaturas: Francisco G. da Silva, Luíz Lorca, José Attílio Dorini, Elizeu Alves Bonfim, Mauri Souza Andrade, Maria do Carmo S. Linhares, João Pinheiro, Anézio Zanetti, João Alberto Zanetti, Augusto Luíz Missasse, Samuel Oscar de Souza e tantos outros.

Nas eleições municipais de 03 de outubro de 2000, foi eleito primeiro prefeito do município o sr. Roque Carrara.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 25/04/2008

Fonte: www.seplan.mt.gov.br