Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Nova Maringá

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.novamaringa.mt.gov.br/

População / Population / Población: 6.590 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 11.556,5 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 392 Km

Limites / Borders / Límites: São José do Rio Claro, Diamantino, Campo Novo dos Parecis, Brasnorte, Juara, Porto dos Gaúchos, Tapurah, Itanhangá, Nova Mutum

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Novomaringaense

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 26 de Agosto

Prefeito / Mayor / Alcalde: Ana Maria Urquiza Casagrande 2021-2024

CEP / ZIP: 78445-000

HISTÓRICO

A região foi trabalhada por seringueiros, em data não bem precisada, sem memória registrada. Na década de sessenta instalaram-se fazendas.

O fundador do núcleo de colonização que deu origem ao município de Nova Maringá foi o sr. Antonio José da Silva, português de nascimento, que deixou a cidade de Maringá, no norte do Estado do Paraná, para estabelecer raízes nesta porção territorial mato-grossense.

Em 26 de agosto de 1969, Antonio José da Silva lançou as bases de fundação da localidade, à qual deu o nome de Nova Maringá.

O nome escolhido pelo colonizador faz homenagem à cidade de Maringá. Por outro lado, o termo Maringá foi inspirado na canção Maringá, de autoria do compositor Joubert de Carvalho, feita em 1931. A canção é de apelo nativista e fala, segundo depoimento do próprio autor, de uma certa Maringá, corruptela de Maria do Ingá, personagem principal da melodia. O maior fluxo de colonização na localidade ocorreu em 1978. Dentre os pioneiros destacam-se Rosa Camacho de Souza, Pedro Frigott do Nascimento, Rodrigo Ralla, Altair Bertolo e outros.

A Lei Estadual nº 5.982, de 19 de dezembro de 1991, criou o município de Nova Maringá. O termo "Nova" foi acrescentado para distinguir o município de Nova Maringá da cidade paranaense de Maringá.


Texto / Fonte:
João Carlos Vicente Ferreira.