Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / Nova Guarita

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.novaguarita.mt.gov.br/

População / Population / Población: 4.929 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 1.091,7 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 697 Km

Limites / Borders / Límites: Terra Nova do Norte, Colíder, Carlinda, Novo Mundo, Matupá e Peixoto de Azevedo

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Nova-guaritenses ou Guaritenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 19 de Dezembro

Prefeito / Mayor / Alcalde: José Luiz Zamoner (Zeca) 2021-2024

CEP / ZIP: 78508-000

HISTÓRICO

O município de Nova Guarita tem as suas origens fora do Estado de Mato Grosso, provém das questões fundiárias indígenas no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
O resultado das pendências foi a expulsão dos colonos daquela região pelo povo indígena kaigang, pois as terras ocupadas por eles pertenciam aos índios.

Para solucionar o assentamento das famílias flageladas, formou-se um grupo de trabalho de grande abrangência: governos federal, do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além dos colonos e sindicatos.
O governo federal, usando de seus poderes constituídos credenciou a Coopercana - Cooperativa Agropecuária Mista de Canarana Ltda, para executar a tarefa de traslado da gente gaúcha.

O presidente da Coopercana, Norberto Schwantes, pastor luterano que se dedicou incansavelmente ao trabalho de assentamento de colonos em terras de Mato Grosso. A região de assentamento era virgem ate os anos de 1979/1980, quando foram desbravadas. O lugar foi nomeado de Vila Guarita, em homenagem a cidade de Guarita, no Estado do Rio Grande do Sul.

Em 19 de dezembro de 1991, pela Lei nº 5.899, foi criado o município de Nova Guarita. O termo "Nova", foi incluído para diferenciar o município mato-grossense do gaúcho, local de origem de grande parte dos colonos migrantes.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 03/09/2007

Fonte:
www.seplan.mt.gov.br