Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Nova Bandeirantes

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.novabandeirantes.mt.cnm.org.br/

População / Population / Población: 11.630 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 9.576,3 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 980 Km

Limites / Borders / Límites: Apiacás, Nova M:onte Verde, Juara, Juruena e Cotriguaçu

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Novo-Bandeirantense ou Bandeirantense

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 11 de Agosto

Prefeito / Mayor / Alcalde: Cesar Perigo 2021-2024

CEP / ZIP: 78565-000

HISTÓRICO

A colonização de Nova Bandeirantes deu-se a partir da década de oitenta. Ocasião em que foram feitos os primeiros levantamentos topográficos a mando da Colonizadora Bandeirantes, que iniciou a abertura da MT-208, em trecho compreendido entre a localidade de Trivelato e a futura cidade de Nova Bandeirantes.

A Colonizadora Bandeirantes surgiu de uma iniciativa de empresários paranaenses. O dono da companhia, Daniel Meneghel, além de colonizador é diretor da Usina Bandeirantes, na cidade de Bandeirantes, norte do Paraná.

Seguindo a vocação de desbravador de novas fronteiras, Daniel Meneghel implantou e desenvolveu na região o Projeto de Colonização Nova Bandeirantes. Meneghel mandou fazer, às suas expensas, estradas e pontes, além de outras providências necessárias à consolidação do projeto.

A denominação Nova Bandeirantes foi homenagem à cidade de Bandeirantes, especialmente pela origem do fundador do lugar - Daniel Meneghel - que apesar de ser paulista de nascimento, tem suas raízes históricas e familiares fincadas naquela cidade do Paraná. Registra-se o nome de Walter de Oliveira, nascido em Bandeirantes, no Paraná, como um batalhador incensável para o sucesso do empreendimento colonizador ainda em sua fase embrionária, tendo acompanhado, inclusive, ao longo dos tempos o desenrolar dos fatos históricos que fazem de Nova Bandeirantes um dos municípios em destaque no Estado de Mato Grosso.

O município foi criado pela Lei nº 5.903, de 20 de dezembro de 1991.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 24/04/2008

Fonte: www.seplan.mt.gov.br