Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Nossa Senhora do Livramento

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.nossasenhoradolivramento.mt.gov.br/

População / Population / Población: 11.592 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 5.247,3 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 42 Km

Limites / Borders / Límites: Rosário Oeste, Jangada, Várzea Grande, Santo Antonio do Leverger, Porto Estrela, Barão de Melgaço, Cáceres e Poconé

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Livramentenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 19 de Dezembro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Silmar de Souza Gonçalves 2021-2024

CEP / ZIP: 78170-000

Galeria de Fotos

  • Nossa Senhora do Livramento
  • Nossa Senhora do Livramento
  • Nossa Senhora do Livramento
  • Nossa Senhora do Livramento
  • Nossa Senhora do Livramento
  • Nossa Senhora do Livramento
HISTÓRICO

Em 1730, paulistas descobriram ouro no Ribeirão Cocais, a seis léguas de Cuiabá e a três quilômetros do local onde mais tarde se formou a primeira povoação, berço da futura cidade. As origens do município são garimpeiras.

O primeiro nome popular foi Cocais, depois São José dos Cocais, em referência ao rio e ao santo protetor. A Lei nº 11, de 26 de agosto de 1835, criou a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, alterando assim, o nome original de São José dos Cocais.

A crendice popular livramentense conta que, durante uma viagem, ainda no começo do século XIX, a imagem de Nossa Senhora do Livramento passava pelo povoado de São José dos Cocais, vinda de Portugal, carregada em cima do lombo de um burro. A comitiva parou para descansar e na saída o animal que carregava a imagem da santa empacou. Não queria mais sair do lugar. Ao ser tirada a imagem de cima do lombo do animal, este punha-se a andar. A cada tentativa de coloca-la no lombo do burro observava-se nova empacada. Com isso os chefes da comitiva decidiram desistir de ir adiante e construíram um pequeno rancho, no qual entronizaram a imagem de Nossa Senhora do Livramento. A partir daí a santa emprestou seu nome à localidade.

O município foi criado pela Lei Provincial nº 598, de 19 de 1883. Em 31 de dezembro de 1943, houve alteração na denominação, passando para São José do Cocais. Tratava-se de retomar o primeiro nome da localidade.

A Lei nº 179, de 30 de outubro de 1948, alterou o nome de São José dos Cocais para Nossa Senhora do Livramento, voltando à antiga denominação.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 03/09/2007

Fonte: www.seplan.mt.gov.br