Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Luciara

Informações

População / Population / Población: 2.229 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 4.662,8 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 1.166 km

Limites / Borders / Límites: Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, São Felix do Araguaia, Canabrava do Norte e Estado de Tocantins

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Luciarenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 10 de Maio

Prefeito / Mayor / Alcalde: Parassu de Souza Freitas 2021-2024

CEP / ZIP: 78660-000

Galeria de Fotos

  • Luciara
  • Luciara
  • Luciara
  • Luciara
  • Luciara
  • Luciara
HISTÓRICO

A partir do final da década de cinquenta, iniciou-se a movimentação regional em consequência de projetos colonizadores, que foram incrementados com investimentos e recursos do governo federal.

Neste período Lúcio Pereira da Luz, goiano, liderando alguns companheiros dispostos e com bom espírito de aventura, lançaram-se num batelão através do Rio Araguaia. Procuravam um ponto ideal para formação de um núcleo de povoamento.

Durante o período em que transcorreu a viagem passaram relativa abundância, devido à caça e pesca. Também ocupavam-se da cata de ovos de tartaruga, uma iguaria regional do Araguaia.

Por fim, após muita andança, arrancharam-se num lugar a que denominaram Mato Verde, que foi o primeiro nome da futura cidade de Luciara.

Neste ponto os colonizadores foram criando estrutura para estabelecimento de um povoado. Fizeram certo alarde do que o lugar oferecia. Muitas famílias ouviram, e estabeleceram-se em Mato Verde.

Com o passar dos tempos o núcleo firmou-se como povoação e Lúcio Pereira da Luz tornou-se o principal líder do lugar.

As ações desenvolvidas pelos pioneiros foram tão importantes para Mato Verde que o povoado mudou de nome, passando a denominar-se Luciara, em homenagem ao goiano.

Em 12 de julho de 1961, foi criado o Distrito de Paz. A Lei Estadual nº 1.940, de 11 de novembro de 1961, criou o município de Luciara.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 31/08/2007

Fonte: www.seplan.mt.gov.br