Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Junho de 2.019

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Clique

Prev Next

Cidades / Lucas do Rio Verde

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/

População / Population / Población: 45.545 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 3.673,7 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 354 Km

Limites / Borders / Límites: Nova Mutum, Tapurah e Sorriso

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Rio-verdenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 05 de Agosto

Prefeito / Mayor / Alcalde: Flori Luis Binott

CEP / ZIP: 78455-000

Galeria de Fotos

  • Lucas do Rio Verde
  • Lucas do Rio Verde
  • Lucas do Rio Verde
  • Lucas do Rio Verde
  • Lucas do Rio Verde
  • Lucas do Rio Verde
HISTÓRICO

Fruto da política de integração nacional do governo militar, a obra de abertura da rodovia BR-163, pelo 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), ligando Cuiabá a Santarém (PA), na segunda metade da década de 70, mobilizou os primeiros colonizadores para esta região de cerrado situada no Médio-Norte de Mato Grosso e distante 350 quilômetros da Capital.

No entanto, foi somente a partir 1981, quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) começou a implantação do projeto de assentamento de 203 famílias de agricultores sem-terra oriundas de Encruzilhada Natalino, interior do município de Ronda Alta (RS), que se formou a comunidade que deu origem a Lucas do Rio Verde.

Na época, outros 85 posseiros que já habitavam o local e mais 50 colonos provenientes do interior de São Paulo também foram assentados nos lotes que dividiram uma gleba de 197.991 hectares. O dia 05 de agosto de 1982 passou a ser comemorado como a data de fundação da agrovila, então pertencente ao município de Diamantino.

Em 17 de março de 1986, o núcleo urbano foi elevado à condição de Distrito e no dia 04 de julho de 1988, quando conquistou sua emancipação político-administrativa, já contava com 5.500 habitantes. Atualmente, poucas famílias dos assentados de Ronda Alta ainda continuam de posse de suas terras. Pressionadas pelas inúmeras dificuldades daquele período, muitas delas desistiram de seus sonhos e outras perderam terreno para a agricultura extensiva que começava a ocupar a vastidão do cerrado.

Três décadas depois da instalação do acampamento do 9º BEC, às margens do Rio Verde, esta moderna, pujante e dinâmica cidade cujo nome rende uma homenagem a Francisco Lucas, um seringalista pioneiro, e ao belo e caudaloso curso de água límpida tão importante para a comunidade, em nada lembra aquele vilarejo onde tudo era difícil e precário.

Hoje, os cerca de 35 mil habitantes têm um enorme orgulho de viver nesta sociedade que em tão pouco tempo se tornou um pólo de desenvolvimento do Estado e ainda ficou conhecida por estar entre aquelas com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, conforme relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data da Publicação: 18/01/2008.

Fonte:
www.lucasdorioverde.mt.gov.br