Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 16 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Nova Xavantina

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.prefeituranovaxavantina.com.br/

População / Population / Población: 19.475 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 5.763,5 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 645 km

Limites / Borders / Límites: Água Boa, Nova Nazaré, Cocalinho, Araguaia, Barra do Garça, Novo São Joaquim e Campinápolis.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Nova-Xavantinenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 14 de Abril

Prefeito / Mayor / Alcalde: João Machado Neto 2021-2024

CEP / ZIP: 78690-000

HISTÓRICO

Em 1943 ocorreu a penetração da Expedição Roncador-Xingu. A expedição comandada pelo cel. Flaviano de Matos Vanique, alardeava a Marcha para o Oeste, de Getúlio Vargas, mas escondia o projeto de trasladar a capital do Brasil, do Rio de Janeiro para um quadrilátero na bacia fluvial do Xingu, se assim fosse necessário.
A Capital Federal, com o afundamento de navios brasileiros durante a II Grande Guerra , mostrava-se exposta demais a um ataque inimigo. Sem muitas defesas eficientes.

No dia 14 de abril de 1944, o cel. Vanique lançou a pedra fundamental de Xavantina, na margem direita do Rio das Mortes. O nome homenageava ao povo indígena xavánte. E no dia 25 de maio o próprio Presidente Getúlio Vargas visitou Xavantina com seleta comitiva, destacando-se o Ministro do Exército, o cuiabano gal. Eurico Gaspar Dutra,

A par desta investida, pretendeu a Fundação Brasil Central fazer assentamento agrário na região. O projeto não evoluiu. Os colonos, insatisfeitos debandaram, tornando-se posseiros pelo leste e norte mato-grossense. Novo incremento só se verificou após 1950.

A Lei nº 2.059, de 14 de dezembro de 1963, criou o distrito com sede no sítio de Xavantina, mas com a denominação de Ministro João Alberto.

Atraves da Lei nº 3.759, de 29 de junho de 1976, se criou o distrito de Nova Brasília, com sede na margem esquerda do Rio das Mortes, em frente ao distrito Ministro João Alberto, formando-se, na prática, uma só comunidade dividida pelo rio.

Quando a região progrediu e chegou o momento da criação do município, as duas sedes distritais lutaram pelo nome. Apaziguaram-se os ânimos com a escolha de nome conciliador. De Nova Brasília se tomou o termo Nova, e se lhe agregou o de Xavantina. O município foi nomeado de Nova Xavantina, criado dia 3 de março de 1980, pela Lei Estadual nº 4.176.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 25/04/2008

Fonte: www.seplan.mt.gov.br