Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Novo Horizonte do Norte

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.novohorizontedonorte.mt.gov.br/

População / Population / Población: 3.746 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 916,4 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 680 km

Limites / Borders / Límites: Juara, Porto dos Gaúchos e Tabaporã

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Novorizontino, Novorizontino do norte

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 13 de Maio

Prefeito / Mayor / Alcalde: Silvano Pereira Neves 2021-2024

CEP / ZIP: 78570-000

HISTÓRICO

A origem do município Novo Horizonte do Norte reside na Imobiliária Mato Grosso Ltda - Imagrol, de José Kara José. O primeiro cidadão a chegar em Novo Horizonte foi Sebastião Martins, caçador de onças, pouco tempo antes da localidade ser colonizada.

Em 21 de agosto de 1968, a Imagrol deu início à colonização, instalando um escritório de venda de terras em Maringá, norte do Estado do Paraná. De lá veio grande parte das famílias pioneiras.

José Kara José se limitou a vender os lotes de terras, destinar uma parte para o Patrimônio Público e dar nome ao lugar - Novo Horizonte. Os colonos teriam de progredir por si mesmos. Não havia meios de transporte, comunicação, médico. Para compra de gêneros alimentícios as famílias rumavam a Porto dos Gaúchos, onde abasteciam-se. Na época de chuvas o Rio Mestre Falcão ficava alagado e a travessia tinha que ser de barco.

Condoendo-se do sofrimento dos colonos sem respaldo da firma, o pároco de Porto dos Gaúchos, pe. Ghunter, mudou-se para Novo Horizonte, ajudado por opanistas da Operação Anchieta. O padre se pôs à disposição dos doentes e ajudava nos trabalhos utilizando o veículo da paróquia. A cooperação entre os moradores do núcleo e colonos foi responsável pelo desenvolvimento da localidade.

O município foi criado pela Lei Estadual nº 5.013, de 13 de maio de 1986. O termo "do Norte" foi acrescentado para diferenciar do município ja existente no Estado de São Paulo.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 25/04/2008

Fonte:
www.seplan.mt.gov.br