Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 24 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / Alta Floresta

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.altafloresta.mt.gov.br

População / Population / Población: 49.233habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 8.947,069 Km² (IBGE- Resol. n° 05/10/02)

Distâncias / Distance / Distancias: 803 km

Limites / Borders / Límites: Nova Monte Verde, Paranaíta, Carlinda, Novo Mundo, Nova Canaã do Norte, Tabaporã, Jaura e Estado do Pará

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Alta-florestenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 18 de Dezembro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Chico Gamba 2021-2024

CEP / ZIP: 78580-000

Galeria de Fotos

  • Alta Floresta
  • Alta Floresta
  • Alta Floresta
  • Alta Floresta
  • Alta Floresta
  • Alta Floresta
HISTÓRICO

A cidade de Alta Floresta foi fundada pelo colonizador Ariosto da Riva, apelidado pelo jornalista David Nasser de "O Último Bandeirante", por ter a ousadia de penetrar na floresta amazônica e implantar um projeto de colonização.

Naquele tempo, abrir estradas era um ato de coragem e determinação, o trabalho marchava lento, enfrentando árvores gigantes de angelins, mogno, castanha-do-pará dentre outras. Em maio de 1976, três anos após o começo da abertura da estrada, é que se acabou de desmatar a primeira clareira onde a cidade de Alta Floresta iria ser construída.

O nome de Alta Floresta deu-se em função da própria natureza da região, com mata alta e densa, já que o local se encontrava na região da Amazônia mato-grossense.

Empresa de caráter privado, o chefe, Ariosto da Riva sempre dava a última palavra. Mas pela prática de colonizações, Riva se fazia assessorar por pessoas tarimbadas em serviços de emergência e imprevistos. Os apodos altissonantes dados a Riva provinham do projeto duplo: ao mesmo tempo colonizar e pesquisar a Amazônia. Para o êxito da colonização eram necessários conhecimentos cabais da natureza local, a fim de lhe tirar o máximo proveito. Enquanto abria espaço para o estabelecimento de infra-estrutura, abria também canteiro de pesquisas agrícolas.

O município foi criado a 18 de dezembro de 1979, através da Lei Estadual nº 4.157. Em 3 de junho de 1980, o Presidente da República, João Figueiredo, visitou Alta Floresta e escutou de Ariosto da Riva a seguinte frase "... Alta Floresta terá o direito de se orgulhar por ter sido a cidade que em tempo recorde - apenas quatro anos - se tornou município, fato esse certamente único na história do País".


CRÉDITOS: Anuário Estatístico Mato Grosso 2005, Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 23/04/2007.

Fonte:
www.seplan.mt.gov.br