Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / Novo Santo Antônio

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.novosantoantonio.mt.org.br

População / Population / Población: 2.005 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 4.315,6 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 1.063 km

Limites / Borders / Límites: São Félix do Araguaia, Serra Nova Douirada, Bom Jesus do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Cocalinho e estado de Goiás

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Santo-antoniense ou Novo-santo-antoniense

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 29 de Setembro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Adão Belchior 2021-2024

CEP / ZIP: 78674-000

Galeria de Fotos

  • Novo Santo Antônio
  • Novo Santo Antônio
  • Novo Santo Antônio
HISTÓRICO

Novo Santo Antônio, denominada anteriormente por Santo Antônio do Rio das Mortes, nome que faz referencia ao santo de devoção do povo e localiza geograficamente o lugar, assentado às margens do Rio das Mortes.

O município foi criado através da Lei Estadual nº 7.173, de 29 de setembro de 1999, de autoria do deputado Humberto Bosaipo.

A luta pela emancipação de Novo Santo Antônio contou com a participação de toda comunidade, que dispuseram de documentos e articulações que relatam o drama vivido sobre possibilidade de "não emancipação" lugar.

A consulta plebiscitária realizada em 26 de agosto de 1999, resultou em uníssono "sim" dado pela comunidade e homologado pelo Tribunal Regional Eleitoral de MT, através do Presidente da instituição Desembargador Orlando de Almeida Perri, via ofício nº 242/99.

Pouco antes da criação do município, a comunidade se uniu e enviou à Assembléia Legislativa de Mato Grosso um documento de repúdio, uma contestação ante a possibilidade do então distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes não ser emancipado, e tornar-se distrito município de Serra Nova Dourada (recém-emancipado).

Em dado momento a correspondência tinha o ácido teor: "...pode levar à presença do nosso deputado Humberto Bosaipo este abaixo assinado, pois ele como nosso representante por esta região, não pode aceitar tal desrespeito". O documento estava assinado por Valdivino Ribeiro da Silva, Getúlio Pereira da Silva, Osvaldo Borges Rodrigues, Isaías Nogueira Amorim, Agenor R. de Araújo e outros.

O primeiro prefeito eleito do município foi o sr. João de Souza Luz, no pleito de 03 de outubro de 2000.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 25/04/2008

Fonte:
www.seplan.mt.gov.br