Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / Novo São Joaquim

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.prefeituranovosaojoaquim.com.br

População / Population / Población: 6.043 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 5.216,9 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 490 km

Limites / Borders / Límites: Campinápolis, Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Poxoréo, General Carneiro, Barra do Garças, Nova Xavantina

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Novo-são-joaquinenses ou joaquinsense

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 13 de Maio

Prefeito / Mayor / Alcalde: Leonardo Farias 2021-2024

CEP / ZIP: 78625-000

HISTÓRICO

O território era primitivamente habitado pelo povo indígena Xavante, os primeiros homens-brancos que aventuraram-se à região foram o Sr João David e família, principalmente o Sr Pedro David e Sr Manoel Pereira Brito, em 1960, Sr Damásio Moreira Lima e Sr Paulo Brito, em 1961 e Sr José Gery David, em 1962.

Povoado da Gleba Aldeia

Durante a década de 60 formou-se um pequeno povoado em um local onde havia uma pequena aldeia indígena chamado de Gleba Aldeia, onde se encontrava vários moradores, destacando-se Sr José Nunes da Silva, sua esposa e filhos, principalmente o Sr Divino Nunes da Silva, que foi o primeiro professor leigo do povoado e proprietário da única casa de produtos Farmacêuticos da localidade.
Mas esse produto não prosperou, indo logo após a decadência.
No ano de 1965, houve uma Invasão de Terras na Região de Cachoeira da Fumaça, dando origem posteriormente ao assentamento da Cachoeira da Fumaça.

Povoado de São Joaquim do Rio Manso

A fundação de Novo São Joaquim deu-se com o início do povoado de São Joaquim do Rio Manso no dia 29 de Junho de 1972, onde o Sr Olímpio José Martins, procedente da Cidade de Novo São Joaquim, no Estado de Goiás.
A origem do povoado de São Joaquim do Rio Manso foi escolhido em homenagem ao doador dos lotes, Sr Joaquim Rodrigues Sôto, e pelo fato da empresa de ônibus, que fazia linha da Cidade de Barra do Garças para o Distrito de Toricueje, que era a Vila mais próxima, chama-se Viação Rio Manso.
Os registros demonstram que a primeira Escola para o ensino regular funcionou em 1976, com o nome de Escola Municipal de 1º Grau Machado de Assis, da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, tendo como primeiros professores a Sra Ana Ferreira Martins, Sra Aparecida de Jesus e Sra Amélia.
No ano de 1977 trocou-se o nome da Escola Municipal de 1º Grau Machado de Assis, passando a sua responsabilidade para a esfera do Estado de Mato Grosso.

Criação do Distrito de Novo São Joaquim

Na década de 80 houve grande desenvolvimento, principalmente com a criação do Distrito de Novo São Joaquim, em 29 de 1981, com a Lei Estadual nº 4.322.
O Distrito de Novo São Joaquim recebeu forte influência de colonização desenvolvida pelo moderno movimento de migração patrocinado pelos incentivos fiscais do governo federal e devido a correção do solo do cerrado trouxe várias pessoas de todos os cantos do país, principalmente dos Estados do Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

Criação do Município de Novo São Joaquim.

A resposta do rápido crescimento veio com a criação do Município de Novo São Joaquim, que deu-se em 13 de Maio de 1986, com a Lei Estadual nº 5.007.

A instalação oficial deu-se com a posse do Sr Jerônimo de Carvalho David como primeiro prefeito eleito, Sr Sebastião Rodrigues Roque como vice-prefeito e os vereadores: Sr Antônio Andrade, Sr Divino Nunes da Silva, Sr Florentino Alves Moreira, Sr João César Lopes Araújo, Sr Miguel Mesquita Marques, Sr Paulo Alves de Brito e Sr Sebastião Pereira da Silva.

Ainda no ano de 1989 a Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim em convênio com a Secretaria de Estado de Educação, inaugurou o novo prédio da Escola Estadual na cidade de Novo São Joaquim, passando à rua Divina Madalena nº 332, centro, mudando o seu nome para Escola Estadual de 1º e 2º Graus Diniz Alves de Toledo e transferiu seus alunos do antigo prédio.
Ainda no ano de 1989 houve a oficialização da Lei de doação do Terreno do Município de Novo São Joaquim para o Estado de Mato Grosso, onde localiza-se e funciona a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Diniz Alves de Toledo.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data da Publicação: 18/01/2008.

Fonte:
www.portalpublico.com.br/pmnovosaojoaquim