Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Paranaíta

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.paranaita.mt.gov.br/

População / Population / Población: 10.690 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 4.849,4 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 850 km

Limites / Borders / Límites: Apiacás, Nova Monte Verde, Alta Floresta e Alta Floresta e Estado do Pará

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Paranaitenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 29 de Junho

Prefeito / Mayor / Alcalde: Osmar Antonio Moreira (Osmar Mandacaru) 2021-2024

CEP / ZIP: 78590-000

HISTÓRICO

Fundada pela mesmo colonizador de Alta Floresta (não foi ele). Ariosto da Riva, percebeu a festilidade das terras nas margens dos rios Teles Pires, Apiacás e Santa Helena, adquiriu a área e ali implantou um novo projeto de colonização.

Paranaíta beneficiou-se das experiências já adquiridas em Alta Floresta, pois localizava-se ao norte, mais dentro da Amazônia.

O projeto original da cidade foi prejudicado pela descoberta de ouro na região, introduzindo-se a lide garimpeira nas atividades dos colonos. Posteriormente se desenvolveu a agropecuária.

A denominação da colonização foi tomada do nome do Rio Paranaíta, que faz divisa do município, pelo leste, com o Estado do Pará. Segundo a prefeitura municipal o topônimo homenageia o Estado do Paraná, de onde veio grande parte dos habitantes do lugar, acrescido do sufixo "ita", que significa pedra.

Destaca-se na região um local chamado "Pedra Preta", de excepcional beleza. Uma enorme pedra que abriga um conjunto de pictogravuras.

O povoado foi criado em 29 de junho de 1979. E o Distrito Administrativo de Paranaíta foi criado em 01 de outubro de 1981, no município de Alta Floresta.

A Lei Estadual nº 5.004, de 13 de maio de 1986, criou o município de Paranaíta, com o território desmembrado do município de Alta Floresta.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data da Publicação: 18/01/2008.

Fonte:
pt.wikipedia.org/wiki/Parana%C3%ADta