Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Jaciara

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.jaciara.mt.gov.br/

População / Population / Población: 25.666 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 1.664,5 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 144 Km

Limites / Borders / Límites: Dom Aquino, Santo do Leverger, Jscimeira, Campo Verde e São Pedro da Cipa

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Jaciarenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 21 de Novembro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Andréia Wagner 2021-2024

CEP / ZIP: 78820-000

Galeria de Fotos

  • Jaciara
  • Jaciara
  • Jaciara
  • Jaciara
  • Jaciara
  • Jaciara
HISTÓRICO

Antiga aldeia dos Índios Bororós, foi inicialmente colonizada em 1877, que de forma lenta e desordenada, até 1947. Nesta época, empresários adquiriram algumas terra do governo fazendo surgir a CIPA – Colonizadora Industrial, Pastoril e Agrícola Ltda, e dando início ao processo de efetiva colonização. Em 1950, é elaborado o projeto de urbanização e em 1953, criado o distrito de Jaciara, subordinado ao município de Cuiabá. Em 1958 foi elevado a município e constrói-se a BR-364, que trouxe o desenvolvimento ao local.

Lei nº 695, de 12 de dezembro de 1953 –
Criou o distrito de Jaciara.

Lei Estadual nº 1.188, de 20 de dezembro de 1958 –
De autoria do deputado Estadual Manoel J. Arruda criou o município de Jaciara, desmembrando dos municípios de Cuiabá e Poxoréu.

Lei Estadual nº1.765, de 10 de novembro de 1962 –
Criou a Usina Jaciara.


O POR QUÊ DO NOME JACIARA

A cidade não tinha nome específico, embora fosse chamada de CIPA. E, por isso, esta empresa, observando o impulso do crescimento do lugar, sentiu que a obra principal precisava ter um nome.

Surgiu daí, a idéia de se realizar um concurso, que foi aberto recebendo várias sugestões. Após estudos, foi escolhido o nome sugerido por Coreolano de Assunção, um dos sócios da companhia, que lendo as obras de Humberto Campos, encontra a lenda da Índia Jaciara, Senhora da Lua, no texto Vitória Régia.

Assim, o lugar recebeu o nome de Jaciara, sendo ainda de origem Tupi-Garani, todos os nomes de ruas e logradouros que foram abertos por Paulo da Costa Ferreira, o qual, foi peça fundamental na fundação e colonização de Jaciara.

JACI – de origem Tupi = Lua
ARA – de origem latim = Altar (Pedra)
JACIARA = Altar da Lua ou Senhora da Lua

OS PIONEIROS

A partir de 1877, os irmãos Limirio Enéias de Moura, Luiz França de Moura, Osório Irineu de Moraes, Manoel de Moura e sua esposa Elvidelina Malhado de Moura, já moravam aqui, na localidade chamada Brilhante, comunidade estritamente evangélica, que, aliás, temos a primeira Igreja Presbiteriana construída pelas mãos dos irmãos Moura e Moraes.

Posteriormente chegaram os fundadores de Jaciara: a família Ferreira, seguida de Nicola Radica, Coreolano de Assunção e mais tarde, Rodes Roldão Rodrigo, Adolfo Menezes, Rodolfo Dacol Bueno, Paulo Leal, Eugênio Sacaramal, Leopoldo Francisco Sosin, Pedro Galdino e João Radica, que passaram a viver com suas famílias.

RIQUEZAS NATURAIS

Houve facilidade de penetração, porque se trata de um Planalto próximo à Cuiabá e as vias fácil de acesso a outros pontos do país, principalmente às região Sul e Sudeste.

Outro fator importante que chamou a atenção, foi a boa qualidade da terra, com as suas riquezas extraordinárias, dadas as notáveis plantações de soja, cana-de-açúcar, feijão, milho, arroz, algodão e outras de pouca importância no contexto econômico do município.

ORIGEM MIGRATÓRIA

No início foram os nordestinos, depois vieram os paulistas, mineiros, goianos, paranaenses e os gaúchos. Com a chegada dos gaúchos houve uma acentuada modificação na estrutura agrícola, fazendo do cerrado, terras produtivas.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data da Publicação: 18/01/2008.

Fonte: Prof. Luiz Maurício Barbosa Bonvini
www.jaciara.mt.gov.br