Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 22 de Janeiro de 2.019

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Clique

Prev Next

Cidades / Paranatinga

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.paranatinga.mt.gov.br/

População / Population / Población: 19.280 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 24.267,9 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 370 km

Limites / Borders / Límites: Campinápolis, Santo Antônio do Leste, Primavera do Leste, Planalto da Serra, Rosário Oeste, Boa Esperança do Norte, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Querência e Gaúcha do Norte

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Paranatinga

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 17 de Dezembro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Vilson Pires

CEP / ZIP: 78870-000

HISTÓRICO

O município de Paranatinga tem suas origens na abertura de fazendas isoladas do século XIX. A formação do município se acelerou com a descoberta de diamante pelo fazendeiro Abraão Bezerra.

Em 1963. Veio a corrida pelo diamante. Não demorou e foi criado o distrito de Simões Lopes, a noroeste dos garimpos do Rio Paranatinga. Formaram-se duas corrutelas garimpeiras.

Uma na nascente do Rio Paranatinga e outra mais abaixo. A que se formou na nascente teve vida relativamente curta, enquanto que a de baixo prosperou e tornou-se o núcleo da futura cidade. O nome Paranatinga vem de acidente geográfico, o Rio Paranatinga, que banha o município e a cidade.

Pela Lei nº 2.908, de 6 de janeiro de 1969, foi criado o distrito de Paranatinga. A Lei nº 3.140, de 14 de dezembro de 1971, alterou a denominação para Alto Paranatinga.
Algum tempo depois uma lei estadual extinguiu o distrito de Simões Lopes, sendo seu território encampado pelo de Alto Paranatinga.

Em 17 de dezembro de 1979, pela Lei Estadual nº 4.155, foi criado o município, com o nome simplificado para Paranatinga.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 30/04/2008

Fonte:
www.seplan.mt.gov.br