Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Itaúba

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.itauba.mt.gov.br/

População / Population / Población: 4.570 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 5.016,6 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 600 Km

Limites / Borders / Límites: Ipiranga do Norte, Nova Santa Helena, Sinop, Claúdia, Colíder, Nova Canaã do Norte e Tabaporã

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Itaubenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 13 de Maio

Prefeito / Mayor / Alcalde: Antonio Ferreira de Oliveira Neto 2021-2024

CEP / ZIP: 78510-000

Galeria de Fotos

  • Itaúba
  • Itaúba
  • Itaúba
  • Itaúba
  • Itaúba
  • Itaúba
HISTÓRICO

O nome Itaúba foi adotado como típico e expressivo do lugar, devido à essência vegetal dominante nas matas virgens onde a cidade foi projetada, ainda no início da década de setenta, graças à construção da BR-163.

O naturalista alemão Karl Friedrich Philipp von Martius (1863), classificou a árvore itaúba como Lígnum lapideum, madeira de pedra, dura, resistente como a pedra. A classificação botânica da árvore é Mezilaurus itaúba, espécie da família das lauráceas.

Apresenta folhas espessas e oblongas, pequenas flores e frutos de bagas negras. É a rainha das madeiras de construção, largamente utilizada nas propriedades rurais como mourões de cerca.

Desta forma, presume-se que, ao dar o nome de Itaúba à localidade, os pioneiros queriam indicar que o povo desta região tinha uma postura decidida, firme, dura na luta como a itaúba nas matas.

Os principais colonizadores do atual município de Itaúba foram os irmãos Bedim, catarinenses de Aberlardo Luz, que, em 1973, adquiriram terras com o fito expresso de explorar madeiras, beneficiá-las e em seguida abrir pastagens. Em seguida vieram Erci Vicente dos Santos, Getúlio Gelioli, Jorge Strapazon, João Pelechatti e outros. Eles lançaram a semente do núcleo de povoamento do que seria a cidade de Itaúba.

Formou-se um patrimônio que, em 18 de setembro de 1977, transformou-se em Distrito Administrativo do município de Chapada dos Guimarães. O município de Itaúba foi criado pela Lei Estadual nº 5.005, de 13 de maio de 1986.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 17/04/2008

Fonte: www.seplan.mt.gov.br